About

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A Seara está madura: Vamos avançar


A Seara está madura: Vamos avançar !!!

Avançando com sabedoria
Paulo era um missionário submisso. Submissão a Deus é uma forma de sabedoria.
Em Rm 1.1 ele faz a seguinte declaração: "Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o Evangelho". 0 texto apresenta um paradoxo: "Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo considerando ser o apóstolo o título mais alto dentro de hierarquia da igreja apostólica. Servo não é um título mais uma condição e Deus fez de um servo antes de fazer um apóstolo.”

A obra de Deus, principalmente missões exige muito sacrifício, renuncia, obediência, sem estas qualidades é como andar em círculo, não chegamos a lugar nenhum.

Em missões é preciso sabedoria para avançar, sabedoria que se adquire com o tempo e de forma prática:
1 - Paulo iniciou seu ministério depois de um bom tempo ficando anos na região da Arábia.
2 - Prega em Damasco, mas teve que fugir (At 9.20 25);
3 - E, Jerusalém foi rejeitado (At 9.26); vai para Tarso onde permanece por quase dez anos no anonimato, longe das grandes decisões e acontecimentos e sem ministério. Deus estava operando uma metamorfose: o Saulo em Paulo, o Paulo num verdadeiro missionário.
4 - Fora enviado pela igreja de Antioquia; uma igreja de homens sábios (At 13. 1).

Sua sabedoria na pregação do Evangelho (At 19.8 11). Durante três meses ensinou na sinagoga, uma vez expulso passou a ensinar na escola de Tirano: grego que vivia em Éfeso e alugava o salão para conferências ou peças teatrais, outros historiadores acham que se tratavam de um rabino que tinha uma sinagoga particular e alugava para os mesmos fins. É provável que o apóstolo Paulo usa se o mesmo lugar para fabricar tendas (At 20.34; 1 Co 4.12).

Durante dois anos Paulo usou este lugar "dando ensejo a que todos os habitantes da Ásia ouvissem a Palavra do Senhor, tanto judeus como gregos.." (A t 19. 10).
Sua sabedoria na formação das igrejas: Ficava onde podia. Era criterioso na apresentação da mensagem da salvação. Não era uma máquina de implantar igrejas, gerava as igrejas não deixando denutri Ias e assisti-las (I Co 5. 15).
Sua sabedoria quanto à natureza de seu ministério percebeu que o apóstolo Pedro teria um ministério bem mais produtivo entre os judeus (Pedro era um judeu hebraísta), ele não teria nenhuma dificuldade em exercer o seu ministério entre os gentios (Paulo era um judeu helenista).

Vamos avançar
Avançando bem informados. Vamos avançar, avançar com a verdade, avançar estando bem informado, os campos e desafios missionários no Brasil são enormes como:
Evangelizar um país onde os colonizadores não tiveram muita preocupação com a pureza racional, porém não abriram mão da unidade religiosa, mantida por mais de três séculos, durante os quais houve algumas tentativas de evangelização como:
1 - Invasão francesa a baía de Guanabara em 1555.
2 - Invasão holandesa na Bahia em 1624
3 - Em 1810, por um tratado do comércio, D. João VI, rei de Portugal, concedeu à Inglaterra o direito de edificar igrejas evangélicas no Brasil, porém essas igrejas, foram criadas exclusivamente para o uso do povo das nacionalidades inglesa e alemã e não para a divulgação do Evangelho entre os brasileiros.

Todos esses esforços falharam porque não vieram em obediência o "IDE" ' como representantes da cruz de Cristo e embaixadores do Rei Jesus.

Todos foram expulsos pela Coroa Portuguesa, a unidade religiosa teria que ser mantida a qualquer custo. A Igreja Brasileira precisa conhecer os grupos e classes do seu contexto. Talvez os dois grupos mais óbvios do Brasil sejam os ricos e os pobres. Só no estado de São Paulo temos mais de 200 mil favelas, 60% da população brasileira vive na pobreza, 80% dos trabalhadores brasileiros ganham até dois salários mínimos.

1 - Os pobres: a maioria está concentrada nas grandes cidades, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo, em 1987 a população urbana no Brasil era de 73%. A vida urbana é caracterizada pela impessoalidade, consumismo, solidão, corre-corre, influência satânica e vida fragmentada.
2 - As crianças: quase metade da população brasileira tem menos de 20 anos. A Igreja precisa alcançar as crianças, elas estão divididas nos seguintes grupos:
a) crianças de famílias que se dizem cristãs;
b) crianças de famílias não cristãs.

3 - Os universitários: grupo pressionado por ideologias políticas, pela imoralidade, pornografia, sensualidade, hedonismo, e por inúmeras seitas. São os futuros profissionais e governantes.
A evangelização dos universitários é difícil, mas importantíssimo. Dois órgãos trabalham, hoje, nesta área: A Aliança Bíblica Universitária (ABU) e a Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo.
4 - Os habitantes das "Fronteiras Geográficas” - são populações do Mato Grosso, Rondônia e Acre que vivem na fronteira de algum país sul-americano com o Brasil. Incluímos também o sertão de Goiás, Amazonas e Nordeste.
Os obreiros e recursos financeiros são poucos, mas temos que avançar, o "Ide" é uma questão de obediência.
5 - Grupos marginalizados: drogados e viciados, aidéticos, prostitutas e homossexuais.
6 - Grupos étnicos distintos:
a) Negros: existe hoje no Brasil mais de 40 a 50 milhões de negros, depois da Nigéria o Brasil é o maior país de população negra do mundo. Influenciaram a cultura brasileira, principalmente na religião com sincretismo e as religiões fetichistas.
b) Os Asio-Brasileiros: são mais de 4 milhões (indianos, chineses, turcos, libanês, judeus, japonês, coreanos e vietnamítas). Suas religiões principais são: hinduísmo, budismo e íslamismo.
c) Os indígenas: reduzidos a 220 mil em 221 tribos, cerca de 150 grupos lingüistícos, a grande maioria localizados na bacia amazônica.
Pense nisto:
“A Seara está madura, este é o momento propício, não sabemos como será o amanhã, vamos avançar”




1 comentários:

Thyego Silva disse...

Vamos avançar, avançar com a verdade, avançar estando bem informado!!!!!!!!!! Amém!!!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes