About

quarta-feira, 8 de maio de 2013

NAMPULA - CONHECENDO UM POUCO DA HISTÓRIA



NAMPULA
CONHEÇENDO UM POUCO DA HISTÓRIA



Nampula é a cidade capital da província que recebe o mesmo nome na República de Moçambique. Devido ao seu desenvolvimento político e econômico, é conhecida como a Capital do Norte. Em toda a sua extensão, a província alcança o número expressivo de 3 985 613 de habitantes e na sua capital de 471.717 habitantes.

É em Nampula que está centralizada a tribo Macua, tribo de maior expressão populacional no Norte de Moçambique com uma média de 2.5 milhões de pessoas. Está tribo também se espalha  por outras províncias da nação Moçambicana como Niassa, Cabo Delgado e Zambézia. Esta tribo tem seus conceitos religiosos arragaidos na raíz africana ou seja, a prática e a crença na feitiçaria é muito forte entre os membros desta tribo.

Fatores como a localização geográfica, estrutura econômica e desenvolvimento social, faz com que Nampula, em especial a tribo Macua esteja inserida na lista de povos não alcançados pelo evangelho. Pois, apesar do avanço e dos investimento missionário, ainda é muito pouco, se observado o que se tem para ser feito. Muitas igrejas são congregadas debaixo de árvores ou em templos precários feitos de taipas onde os bancos são pedaços de galhos de árvores e que após cada inverno precisam ser reformados. Há muitas igrejas que nem se quer possuem um exemplar da Bíblia, apesar da Palavra de Deus já está traduzida para a Língua Macua. Vejamos um pequeno quadro da realidade religiosa daquela povíncia:   

RELIGIÃO
NAMPULA
PAÍS
Islâmica
39.1%
17.8%
Católica
27.3%
23.8%
Evangélicos
1.9%
8.7%
Cristãos em geral
10.8%
2.7%
Sião/Zione
1.3%
21.8%
Não declarados 
19.6%
25.2%

É interessante entender neste quadro estatístico, a seguinte realidade:



1.      Islâmicos:

Esta tribo que se estende até o litoral da Província de Nampula, recebe uma forte influência do Islamismo devido ao histórico relacionamento de negócio que existia na costa moçambicana. Apesar de muitos se declararem mulçumanos, na verdade, a sua grande maioria continua presa as práticas da feitiçaria. A religião Islâmica neste caso, só serve para resistir o cristianismo.



2.      Católicos:

Em geral, o grupo que professa tal religião, na sua maioria é de nominais e que estão ligados ao catolicismo devido a influência da colonização. Ou seja, em certas áreas pertencer ao catolicismo pode significar que alguém já está civilizado e apto para grandes conquistas financeiras e sociais.





3.      Evangélicos:

Este número descrito, revela a real situação do Evangelho anunciado entre os macuas na província de Nampula.



4.      Cristãos em geral:

Aqui incluimos as seitas como Testemunhas de Jeová, mormos e outros que tem avançado muito em Nampula.



5.      Sião/Zione:

Destacamos este grupo religioso pois eles se declaram cristãos, mas todas as suas práticas são arraigadas na feitiçaria. Todas os grupos acima mencionados recebem influência da feitiçaria, com excessão dos Evangélicos que tem lutado para reduzir esta influência, no entanto, este grupo (Zione) em sua liturgia, revela tais práticas.



PRIMEIROS MISSIONÁRIOS DA IEADPE



Dentro desta realidade espiritual foi que o SENHOR enviou através da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Pernambuco, o missionário Paulo Pereira que se fez acompanhar da sua esposa, miss. Marta Pereira e seus dois filhos Shóstenes e Sillas Pereira.

Sob a direção do Pr. José Leôncio da Silva (in memorian), então pastor Presidente da IEADPE, esta família de missionários foi enviada para Nampula- Moçambique, no dia 23 de Março de 1996. Para dar início ao trabalho missionário naquela província, fundando assim a primeira Igreja Missionária da IEADPE naquela nação. O início daquele trabalho não foi fácil, pois o país tinha saído de uma guerra civil em 1992, e ainda havia muito resquício de guerra naquela lugar. Havia muitas instalações abandonadas, o serviço de água e de energia ainda era precário e o povo ainda vivia amedrontado, esperando a qualquer momento uma outra insurreição civil, sempre se via o patrulhamento com armas de fogo pesado. No entanto, o SENHOR confirmou a chamada dos missionários, salvando, curando, batizando com Espírito Santo e fazendo a obra crescer naquele lugar e se expandir para dentro da província. Assim, muitos obreiros começaram a surgir e congregações foram sendo estabelecidas e o SENHOR começou a dar àquela Igreja presbíteros, diáconos e auxiliares. A medida que o trabalho avançava outros cultos foram também sendo estabelecidos, conforme o modelo da igreja mãe em Pernambuco, e assim dirigentes para os grupos de louvor, de Circulo de oração, de Escola Dominical com seus professores foram surgindo.

Em 12 de Fevereiro de 2004 foram enviados o missionário Gerson Gila de Paula, que se fez acompanhar de sua esposa, miss. Vera de Paula e seus filhos Raissa e Júnior de Paula que foram enviados para dar continuidade ao trabalho, fazendo com que as estacas uma vez estabelecidas pudessem ser mais aprofundadas através do ensino e da pregação da Palavra de Deus. No dia 29 de Fevereiro de 2004, o Pr. Cândido de Freitas enviado pelo Pastor Presidente foi a Moçambique para dar posse ao miss. Gerson Gila no trabalho em Nampula.

Deus ajudou o Missionário Gerson Gila de Paula e família e durante os anos que os mesmos estiveram servindo a Igreja naquele lugar. Houve expansão do trabalho e crescimento de membros da Igreja. O tempo também ajudou para que a semente amadurecesse e muitos crentes experimentaram o mover de Des, onde muitos milagres também aconteceram. Porém chegando o tempo de Deus, no dia 05 de outubro de 2009 foram substituidos pelos missionários Joab Lourenço e família. Este continua naquele trabalho e desenvolvendo aquilo que está no coração de Deus e no coração do nosso pastor presidente através da Convenção das Assembléias de Deus no Estado de Pernambuco. Maiores informações seguem em anexo no próprio relato da sua chamada e do andamento do trabalho que ele mesmo descreve.



PEDIDOS DE ORAÇÃO

1.      Orar para Deus proteger os missionários e dar saúde.

2.      Orar para Deus levantar mais obreiros para a sua Seara

3.      Orar para o Senhor batizar com o seu Espírito Santo.

4.      Orar para que a Paz continue estabelecida na nação Moçambicana

5.      Orar para que o Senhor levante mais missionários.

1 comentários:

Unknown disse...

ámen, gostei, uma informação clara e verdadeira pela realidade da causa da fé dos macuas, sou um macua evangélico...

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes