About

terça-feira, 11 de setembro de 2012

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VANDERBIJLPARK – SOUTH AFRICA



A Igreja Evangélica Assembleia de Deus Afro Luso Brasileria em Vanderbijlkpark, situada na 24 Molteno Street – CE 5 – Vanderbijlpark – Gauteng – South Africa, foi fundada em  06 de fevereiro de 1973 pelo então Pastor Português Ramiro de Freitas. O Pastor Ramiro de Freitas, conduziu a igreja até agosto de 2004, tendo passado a congregação para a nossa Missão,  numa reunião onde esteve presente o Pastor Presidente da Igreja  Ailton José Alves e alguns pastores da Convenção. Deste então, a Igreja em Vanderbijlpark,  passou a ser uma congregacao da Assembleia de Deus em Pernambuco, sendo hoje coordenada pelo Pastor João Marcos Fernandes.
A congregagação atualmente conta com a presença de aproximadamente 70 pessoas entre membros e congregados, e  possui  os seguintes trabalhos: Escola Bíblica Dominical, Cultos Evangelísticos aos domingos a tarde, culto de santa ceia, doutrina, círculo de oração, vigílias, campanhas de oração e jejum, reunião para os Jovens, reunião de senhoras nos terceiros sábados de cada mês. O evangelismo é feito através de visitas nos lares, hospitais e aos sábados com distribução de literaturas.  

VANDERBIJLPARK: A cidade de Vanderbijlpark está situada numa região chamada VAAL TRIANGLE e  no censo de 2001, a cidade possuía 80.201 habitantes. A economia está baseada na indústria e comércio. A cidade possui uma maioria de nativos oriundos da tribo SOTHO, além da população branca AFRIKAANS. A cidade também comporta diversas nacionalidades, tanto do continente africano como de outros continentes.

SOBRE A OBRA DE DEUS EM VANDERBIJLPARK
No dia 10 de outubro de 2004, fomos apresentados à Igreja em um culto à tarde. A congregação contava com uma moça, uma adolescente, três crianças e os demais irmãos adultos, num total de 29 irmãos, vale salientar que a maioria desses irmãos eram idosos, inclusive alguns deles, hoje já partiram para o Senhor.
Durante os sete anos que estamos aqui cooperando na obra do Senhor, muitas pessoas se converteram e a congregação já chegou a ter mais de 120 pessoas congregando-se conosco, no entanto, atualmente, temos uma média de 70 irmãos cultuando conosco entre membros e congregados, isto se dá em virtude de uma das grandes dificuldades que temos aqui, que é o trabalho com imigrantes, ou seja, muitos vem, passam um tempo e voltam para o seu país de origem. 
Ao chegarmos, encontramos a igreja funcionando com:  Escola Dominical, culto evangelístico nos domingos à tarde , santa ceia e culto de doutrina, porém, foi necessário organizar primeiramente a liturgia do culto, que era de uma maneira bastante diferente da nossa e criar os grupos de louvor (coral, grupo jovem e grupo moçambicano), também,  iniciamos o Círculo de Oração e o Encontro de Senhoras uma vez por mês (este encontro de senhoras, tem como objetivo a evangelização para as portuguesas). Também foi estabelecido o culto de oração. Atualmente a Escola Dominical está organizada com uma classe de adultos, uma classe de jovem, uma de crianças e uma classe de discipulados.

MILAGRE DE CURA
Deus tem cooperado conosco em todos os aspectos, porém, posso registrar um milagre que Deus operou através da oração da Igreja, quando um cidadão português, esteve no hospital de Sebokeng a beira da morte e Jesus restituiu-lhe a vida após ter se convertido  e hoje encontra-se trabalhando normalmente.

TESTEMUNHOS:
·        Em um dos cultos, enquanto o coral cantava, o Senhor batizou com o Espírito Santo uma Irmã Moçambicana (Irmã Hilda) que estava cantando no coral.
·        Um irmão Moçambicano (irmão Mauricio), ligou para mim muito animado, pois enquanto ele trabalhava, o Senhor o batizou com o Espírito Santo.
·        Na última conferência de Jovens no mês de abril/2012, o Senhor batizou sete pessoas com o Espírito Santo.

CONQUISTAS:
No momento, a congregação em Vanderbijlpark está com um ponto de pregação em Bophelong, o que considero uma conquista, pois alugamos um salão e estamos ensinando a Palavra de Deus. Temos uma expectativa de no futuro, abrirmos outros pontos de pregação em MUVANGO e SHAPIVILLE.

DIFICULDADES EXISTENTES:
Além das que já foram citadas no Relatório anterior, podemos destacar ainda:
·        Implementação de uma rotina de cultos semanais, visto que os irmãos, na sua maioria, tem o hábito de só cultuar ao Senhor no templo aos domingos.
·        Evangelismo. Falta de acesso as casas dos portugueses, pois, só podemos visitá-los quando agendamos previamente, e quanto aos Moçambicanos, é que eles trabalham durante o dia inteiro e só estão em suas casas à noite, o que dificulta muito o evangelismo, considerando que, em sua maioria, moram nas Favelas onde o acesso para estrangeiros a noite torna-se perigoso, mesmo assim, o Senhor tem me ajudado a fazer este trabalho de visitas a noite nas favelas.
·        Diferenças culturais entre portugueses e africanos, exigindo de nós, um ponto de equilíbrio que atenda a todos durante o culto.
·        A evasão dos irmãos do templo durante o período do frio e também em épocas de feriados, quando a maioria voltam para seus países de origem e outros viajam.

DESAFIOS
·        Criação de um culto inglês, para atender especificamente os sul-africanos
·        Criar eventos semanais para conquistar os irmãos para o templo durante a semana.
·        Reforçar o evangelismo aos sábados, envolvendo toda a igreja.
·        Promover cultos temáticos que proporcione a visita de pessoas não crentes para serem evangelizadas.
 

4 comentários:

Thyego Silva disse...

Deus há de suprir todas as necessidades!!! E a minha oração é está: Senhor continua sendo nosso escudo e broquel, socorro bem presente na angustia e cumpre em nós a tua promessa!!! hoje peço-te; Da-nos os gentios por herança, e os fins da terra por nossa possessão. Amém.

Thyego Silva disse...

Obrigado ministério Ebenezer!!! Grande é a ceara, mas poucos são os ceifeiros... neste momento e faço uma nova oração em comprimento a palavra do Senhor e rogo: MANDA SENHOR CEIFEIROS PARA COLHEREM AS ALMAS! AMÉM.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

por favor alguém sabe qual missionário fez este relato. estou preparando culto de missões e gostaria de cita-lo como referencia.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes